A Prisão da Dependência Emocional

cadeado_amor

Hoje quero falar sobre os dependentes emocionais. 

A dependência emocional é uma cultura. Uma cultura ensinada e disseminada no planeta.

Uma cultura escravista, que mantém as pessoas presas à energia umas das outras.

E, como todas as culturas, ela se perpetua de geração em geração, ela cresce, e toma proporções cada vez maiores, tornando as pessoas presas umas das outras, impossibilitando o amor incondicional e a liberdade criativa, cortando qualquer possibilidade de desenvolvimento e expressão do nosso SER.

Permanecendo na dependência emocional nós ficamos presos aos comandos do nosso Ego aprendido e medroso, e agimos a partir do medo, da falta, geramos dúvida e escassez.

O dependente emocional empreende uma luta muito grande para continuar dependente emocional. Sim, ele luta muito, por que ser dependente emocional não é natural para qualquer ser humano.

O estado natural do humano não é a luta, mas o fluir naturalmente, levemente,  se auto nutrindo, criando,  expandindo, desenvolvendo a expressão e o amor. O humano simplesmente É.

Sempre que o humano permite a dependência emocional ele gasta muita muita energia e não produz praticamente nada além de escassez.

A dependência emocional está em muitas das relações. Está nas relações familiares que são as mais contaminadas, onde pai, mãe, filhos e irmãos aprendem a viver em dependência emocional. A partir disso essa dependência se dissemina em todas as demais relações que o Humano cria na vida.

É importante perceber essa dependência para modificar esse padrão estabelecido.

É apenas um padrão de comportamento, é uma ilusão, não é Real. Perceba que o que é Real é natural no Humano. Não exige nenhum esforço dele.

Ser dependente emocional não é natural no humano, exige muito muito da sua energia, esgota o Humano. Mas ele pensa que é, por que ele está tão acostumado a depender emocionalmente que pensa que isso é natural. Mas não é.

Perceba quantas vezes o Humano se obriga a dar atenção a alguém por que isso é uma convenção social, ou por que acha que por algum motivo não pode deixar de atender alguém. Isso é falso. Não é natural, e faz parte do jogo dos dependentes emocionais.

E se o Humano age assim não importa com quem, ele está jogando o jogo, participando do jogo, e está interagindo e enredado nesse controle emocional.

A dependência emocional é um controle que age para que o humano não possa SER. Ela age como um controle no seu agir, na sua expressão. É um controle forte, muito forte e talvez o humano sequer tenha ideia de que ele existe, por que  aprendeu a viver dessa forma, assim é “normal” para ele viver assim.

Esse padrão de dependência tem relação também com a crença de que um humano tem responsabilidade sobre a emoção do outro,  sobre o bem estar do outro.

Isso também é falso. Nenhum Ser Humano tem nenhuma responsabilidade sobre a emoção e o bem estar do outro, e também não tem nenhum controle sobre a vida e as escolhas do outro.

O outro é o Outro.  Ele tem suas próprias escolhas e precisa se utilizar delas, precisa agir de acordo com sua própria guiança, precisa escolher e experienciar suas escolhas, precisa expressar quem Ele É. E não depende de alguém qualquer escolha do outro.

A vida do outro é do outro. Atender aos apelos emocionais do outro para que ele se sinta bem é aprisionar o outro. Ambos podem estar tão viciados  na dependência emocional que vão se sentir muito mal se cessarem o jogo da dependência. Podem inclusive pensar que não há mais “amor”. Mas isso também é ilusão.

Perceba que amor não tem nenhuma ligação com DEPENDÊNCIA. Amor está conectado a fluir, movimento livre, expansão, expressão do SER.

Enquanto um Humano “atende” às necessidades do outro ele controla o outro, o torna dependente emocional, aprisiona o outro.  E pensa que ama….

Nesse jogo de dependente emocional, além de aprisionar o outro, o humano se aprisiona e impede seu Amor de Fluir para o outro, como também fecha seu coração para receber o amor do outro.

É essencial que o Ser Humano desperte para o que é natural em si mesmo. Para viver e fazer o que realmente quer viver.

É essencial que o Ser Humano retire a máscara que esconde a sua grandeza, e mostre quem verdadeiramente É, manifestando a criatividade e a abundância na vida!!!

Expresse algo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s