SOBRE EGOÍSMO E AMOR PRÓPRIO

amor_proprio

Há um erro no nosso aprendizado quando falamos em dar prioridade a nós mesmos.

A maioria das pessoas sempre questiona: – mas isso não é egoísmo? Eu posso dar prioridade a mim mesmo?

Na verdade não só podemos mas também devemos dar sempre prioridade a nós mesmos. Afinal, você não vai se realizar como Ser Humano se não estiver atendendo às suas necessidades pessoais em primeiro lugar. 

Você precisa se conhecer e atender às suas necessidades pessoais. E isso precisa ser feito sem a preocupação com o julgamento dos outros, ou com atender às necessidades dos outros.

Você precisa aprender a SE AMAR. E amar a si mesmo é dar prioridade a si mesmo, é estar em contato consigo mesmo em primeiro lugar.

Lembre: você não tem nenhum controle sobre a vida do outro. Não pode escolher pelo outro, ou faze-lo feliz e realizado.  O outro tem suas próprias escolhas de vida, seu próprio caminho. Você tem o seu. 

As pessoas costumam fazer muita confusão em relação a isso. Pensam que precisam e devem estar se adequando umas às outras para viverem em harmonia. Compreenda que a harmonia não vem da adequação, mas vem e acontece à medida que cada um dos envolvidos vive plenamente suas próprias escolhas, sem a limitação das crenças que limitam a expressão de seu próprio SER.

Dar prioridade para si mesmo é ter AMOR PRÓPRIO.

Egoísmo é cobrar do outro que ele supra as suas necessidades, que ele te de amor, e tudo o que você precisa, ou algo que você precisa. O egoísta é alguém que não tem consciência de seu próprio manancial de abundância, e quando falo em abundância estou falando em muitos níveis, no físico, emocional e espiritual. Aqueles que não tem consciência de sua própria abundância, pelo medo pessoal da escassez desenvolvem um mecanismo de controle e passam a se nutrir da energia das pessoas com quem convivem, vivendo literalmente das energias dessas pessoas. Isso é um mecanismo muito comum na nossa sociedade, que é tido como “normal”, e existe por que culturalmente ele é aceito.  Existe por que a maioria das pessoas vive para atender as regras dessa cultura, e não para atender às suas necessidades pessoais. As pessoas normalmente fazem milhares de coisas que detestam fazer só para serem aceitas, e isso se torna “normal”.

É importante perceber que o egoísmo só é possível por que há quem esteja viciado em exigir dos outros que supram as suas necessidades pessoais, e há aqueles que acreditam que precisam agradar os outros,  para ser amado, para ser visto, para ser respeitado. Ambos vivem inconscientemente sem amor próprio, sem perceber a si mesmo, sem conhecer a si mesmo. Esse comportamento está presente em todas as relações: entre casais, familia, amigos, trabalho.

Para mudar esse mecanismo é necessário o cultivo do AMOR PRÓPRIO. Cada um precisa passar a pensar em si mesmo e aprender a suprir suas necessidades pessoais, soltando as amarras de medo que o prendem a mecanismos de controle. 

Saiba que no princípio não será fácil transformar esse padrão de medo. Vai ser difícil por que essa forma de se relacionar criou amarras e hábitos que limitam a sua vida.

Você vai precisar realmente se descobrir, se AMAR MUITO para soltar essas amarras. Você vai precisar entrar em contato com sua própria abundância e capacidade criativa.

É possível.

Lembre que você mesmo criou isso para você quando mesmo inconscientemente aceitou as regras do meio em que vive.

É importante perceber e lembrar que tudo o que criamos nós mesmos podemos transformar. Basta que estejamos conscientes disso, assumamos as nossas escolhas e estejamos dispostos a soltar esses padrões de controle e assumir uma nova consciência de nós mesmos.

Expresse algo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s